Shiatsu e Zen Shiatsu

O Shiatsu é também uma técnica de massagem oriental derivada da tradicional cultura japonesa e pretende promover o equilíbrio entre corpo e mente. Literalmente, Shiatsu quer dizer pressão com dedos ( Shi – dedo, atsu- pressão).

A técnica consiste numa compressão de diversos pontos dos meridianos (caminhos de energia que percorrem o corpo) utilizando as pontas dos dedos ou as mãos. Os toques estimulam ou dissipam a energia acumulada, melhorando o funcionamento dos órgãos de acordo com a necessidade de cada um.

Benefícios da técnica: Relaxa a musculatura promovendo o alívio de dores localizadas. Além de provocar efeitos relaxantes, melhora a circulação sanguinea, estimula a eliminação de toxinas, reequilibra o fluxo energético e eleva as defesas do organismo.

O Zen Shiatsu utiliza a mesma técnica do shiatsu, complementando com manobras de alongamentos. Essa técnica poderá ser feita no tatame ou na maca.
Também é utilizada como recurso na prevenção do stress e dos males provocados pelo sedentarismo (dores de cabeça, musculares, de coluna etc).